sintserj logo.png

SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Quem Somos

 Entidade sindical representante da categoria dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro. Nosso compromisso é focalizado na relação com nossos associados, estudantes e técnicos formados. Representamos, nas instâncias cabíveis, com muita honra, uma categoria diferenciada, merecedora de respeito da sociedade.

Somos mantidos por recursos provenientes das contribuições sindicais, entre elas a associativa, e recursos advindos de parcerias e cursos de capacitação oferecidos pela própria Entidade. Esperamos que nossos associados participem não somente das atividades e eventos promovidos mas, principalmente, das discussões de interesse da categoria, necessárias para uma gestão participativa e comprometida.

 

Missão

Valorizar, sensibilizar e mobilizar, fortalecer e apoiar os Técnicos de Segurança do Trabalho a desenvolverem suas atividades de forma socialmente responsável, colaborando para a solidificação - desde a formação - de uma categoria forte e digna, soberana e justa.

 

Visão

O SINTSERJ considera que a área de segurança e saúde do trabalhador tem papel crucial para o futuro das empresas, e está intrinsecamente ligada às ações que interferem na promoção do desenvolvimento econômico e no avanço tecnológico. O profissional Técnico de Segurança do Trabalho, que orgulhosamente representa, é poderoso agente de mudança, capaz de influenciar nas transformações que levarão a qualidade de vida aos trabalhadores, no complexo mundo do trabalho, com dedicação, atitude, respeito, ética, responsabilidade e compromisso, traduzidos em competência.

 

Estratégia

Valorizar a competência do profissional Técnico de Segurança do Trabalho, fomentando sua participação efetiva nas discussões com os demais organismos sindicais, com o patronato e com o governo, em discussões tripartites, geradoras de mudanças da legislação sob um prisma sócio-participativo, colaboração técnica nas convenções coletivas de trabalho de diferentes categorias, bem como por meio da participação em diversos outros fóruns de discussão, atuando sempre na busca da melhoria de instrumentos que possam contribuir na fruição do trabalho profissional, objetivando o fortalecimento do profissional técnico e contribuindo para o interesse maior que é de todos nós: em conquistar um Brasil melhor, com plenos direitos dos cidadãos trabalhadores, salvaguardados, em um ambiente de trabalho saudável, que propicie o verdadeiro crescimento do País com desenvolvimento econômico sustentável, dogma de um futuro melhor.

BREVE HISTÓRIA DO SINTSERJ

 

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, entidade sindical de primeiro grau, com base territorial no Estado do Rio de Janeiro, tendo sua sede a Rua Lucas Rodrigues nº 6, salas 303 e 308, Parada de Lucas, cidade do Rio de Janeiro. Foi na década de 1980 que se deu início, através de um grupo de Profissionais em Segurança do Trabalho, oriundos de diversas empresas, instaladas na Zona Norte e Zona Oeste do Rio de Janeiro, pois viam a necessidade de se reunirem para trocar informações nas áreas de Segurança do Trabalho. Após alguns anos, tiveram a idéia de formar uma Associação dos Profissionais de Segurança do Trabalho, onde esse grupo foi crescendo e tomando forma pelo grande número de profissionais que ali procuravam informações.

 

Assim, de dialogo em dialogo viram a necessidade de se buscarem melhorias para toda a classe, dessa maneira buscaram o reconhecimento da profissão pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, a partir da modificação das funções de Inspetor e Supervisor de Segurança do Trabalho, conforme a Lei nº 7.410, de 27/11/1985, passando então a denominação de “Técnico de Segurança do Trabalho”.

 

Desse momento em diante, aflorou-se a idéia de saírem da clandestinidade e com a inclusão de vários profissionais experientes no grupo, se viu a necessidade de criar uma entidade mais sólida. Era necessário ter uma representatividade legal, ou seja, um “Sindicato”, onde começou a ser idealizado e finalizado o seu primeiro “Estatuto” registrando-se em Ata, no dia 18 de junho de 1989, apresentado para registro sob o nº. 391.431 e protocolo do livro “A” nº. 34. Sendo Registrado em Cartório sob nº 105.223, livro “A” nº 30 do Registro Civil das Pessoas Jurídicas em 17 de julho de 1989.

 

Na data de 29 de junho de 1989, a categoria conquistou a tão sonhada e almejada CARTA SINDICAL que foi substituída pela Instrução Normativa nº. 01/97 foi concedido no despacho publicado no DOU em 9 de julho de 1991, seção I, página 15.092, referente ao processo nº.24370.022774/90, o arquivamento no Arquivo de Entidades Sindicais Brasileiras - AESB, quando foi registrada em livro a primeira Ata de Fundação como Sindicato, recebendo o nome na sua fundação do SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - SINTSERJ.

 

Em seguida, foi conquistado o direito que faltava do Código de Entidade Sindical, mediante um mandato de segurança, expedido pela Justiça Federal, o código da Entidade de Classe sob o nº.005.000.03029-6 e foi registrado em Ata de Reunião em 19 de março de 1990.

 

No início da criação do SINTSERJ, as Reuniões de Diretoria foram realizadas em locais provisórios, onde os Técnicos de Segurança do Trabalho, só têm que se orgulhar e agradecer a generosidade de seus proprietários e colaboradores, contou como sede provisória nas dependências do “Centro de Treinamento Tecnológico – CETT”, situado na Avenida dos Democráticos, 1959, no bairro de Bonsucesso na cidade do Rio de Janeiro, passou também a fazer uso nas Assembléias Geral Extraordinária, para abrigar um número maior de pessoas no “Auditório da Fundação João Ricardo Mendes”, no Distrito Industrial da Fazenda Botafogo em Acari, até que o Sindicato tivesse condições financeiras para assumir em outro local mais adequado as suas atividades como uma entidade Sindical.

 

Finalmente em novembro de 1990, o SINDICATO DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SINTSERJ adquiriu sua sede própria, na Rua Lucas Rodrigues nº 6 salas 303 e 308, onde está instalada até o momento.

cadastre seu e-mail

E RECEBA NOVIDADES